Transtornos Alimentares
Os Transtornos Alimentares (TA) são a terceira condição crônica mais comum em adolescentes. A maioria dos adolescentes que desenvolvem um TA não apresentava obesidade anteriormente, mas alguns adolescentes podem interpretar erroneamente o que é “alimentação saudável” e desenvolver comportamentos não saudáveis, tais como pular refeições ou usar dietas da moda na tentativa de "ser mais saudável", cujo resultado poderia ser o desenvolvimento de um TA. A grande maioria das pessoas com um distúrbio alimentar tem entre 12 a 25 anos de idade. Apesar da maioria dos pacientes com transtorno alimentar são do sexo feminino, incidência de distúrbios alimentares diagnosticados em homens parece estar aumentando.
​
Anorexia nervosa:
Acomete principalmente mulheres na sua maioria com idade entre 15 e 25 anos. Caracteriza-se por um baixo consumo energético o que leva a um baixo peso corporal esperado para a idade, sexo, desenvolvimento e saúde física. Acompanhado de um medo intenso de ganho de peso ou de se tornar gordo, e a manutenção de tais comportamentos mesmo com o peso inferior. Ocorre também uma perturbação no modo de vivenciar o peso, tamanho e forma corporal, acompanhada de uma falta de reconhecimento da seriedade do atual baixo peso corporal.
Bulimia Nervosa:
Episódios recorrentes de compulsão alimentar. Seguidos de comportamentos compensatórios inapropriados para prevenir ganho de peso, como vômito autoinduzido; abuso de laxantes, diuréticos ou outras medicações; jejum; ou excesso de exercício físico. Os episódios de comer compulsivamente e os comportamentos compensatórios, devem ocorrer ao menos semanalmente por três meses, e estarem associados a uma excessiva preocupação com peso e forma corporal.
Ortorexia Nervosa:
Os principais critérios para a ortorexia nervosa são um foco obsessivo em comer "saudável" e evitar alimentos considerados pelo individuo como "não saudáveis", preocupação excessiva com relação aos hábitos alimentares e regras alimentares muito rígidas , suas possíveis violações causam um sofrimento emocional intenso (medo de desenvolver alguma doença, sintomas ansiosos, vergonha e sensações físicas ruins). As escolhas alimentares realizadas por estes indivíduos não se baseiam, normalmente, na quantidade de alimento ingerido ou pautados na melhor maneira para perder peso, mas sim possuem como objetivo principal em ter uma saúde exemplar.
​
Transtorno da Compulsão Alimentar:
O diagnóstico do TCA ocorrer quando há episódios recorrentes de compulsão alimentar, pelo menos 1 dia por semana durante 3 meses, não ocorre comportamentos compensatórios inadequados e nem durante o curso de anorexia nervosa ou bulimia nervosa. Existe um sofrimento e culpa em relação a comida e a compulsão, comer em um curto período, sozinho, mesmo sem fome até sentir-se desconfortável.
​
Transtorno Alimentar Não Especificado:
Transtorno Alimentar Não Especificado é o diagnóstico para aqueles casos que não preenchem critério para transtorno específico. Possuem alguns sintomas de Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa mas não apresenta todos, assim não fecha diagnostico para eles.
